O órgão Hammond é um órgão eletro-mecânico desenvolvido e construído por Laurens Hammond em torno de 1934. Enquanto originalmente vendido para igrejas como uma alternativa de baixo custo ao órgão de tubos, acabou sendo usado para o jazz e o blues, e então para uma extensão do rock and roll (nas décadas de 1960 e 1970) e música gospel.
Laurens Hammond visava que seus órgãos substituíssem os órgãos de tubos e o piano para residências de classe média e para uso em estações de rádio. Nos primeiros anos de produção foi isso que aconteceu, mas na década de 1950 músicos de jazz como Jimmy Smith começaram a usar o som distinto do instrumento. Na década de 1960 o Hammond tornou-se popular entre grupos de pop. Ele foi parte relevante do som inovador das bandas de rock Deep Purple e Uriah Heep no início da década de 1970, quando teve seu ápice de popularidade, até a proliferação dos sintetizadores, em especial os polifônicos.
No Brasil, tivemos grandes interpretes em órgãos Hammond. Walter Wanderley, que soube aproveitar a pluralidade do instrumento dentro de um fraseado do samba e Ed Lincoln, numa linha parecida, mas com voz própria em um ritmo dançante. Os bailes que Ed Lincoln animava, pilotando seu Hammond, eram famosos em sua época. Outros músicos e admiradores do instrumento, como Djalma Ferreira, Chuca-Chuca, Steve Bernard e o escritor Gustavo Corção podem também ser citados.
O Órgão Hammond é bem interessante por causa de sua origem . Era vendido para igrejas como alternativa para o baixo custo para o órgão de tubos , ai a popularidade do instrumento foi se expandindo para o jazz e o blues , e aí para o rock'n roll . Eu não o conhecia , mas eu ver sua origem e outras coisas achei interessante ,pelo seu som e suas inúmeras teclas
ResponderExcluir